quarta-feira, 31 de março de 2010

Aula Teórica 01





ARTES CÊNICAS

Conceito
Para Wikipédia, a enciclopédia livre, as artes cénicas (português europeu) ou artes cênicas (português brasileiro) – chamadas ainda de artes performativas – são todas as formas de arte que se desenvolvem num palco ou local de representação para um público.
Conceito muito parecido nos oferece Patrícia Lopes da equipe Escola Brasil, onde ela afirma que Arte Cênica é uma forma de arte apresentada em um palco ou lugar destinado a espectadores. O palco é compreendido como qualquer local onde acontece uma representação, sendo assim, muitas vezes estas apresentações das artes cênicas podem ocorrer em praças e ruas. Assim podemos dizer também que este palco pode ser improvisado. Ou seja, o palco é qualquer local onde ocorre uma apresentação cênica.
O palco é qualquer lugar onde ocorre uma apresentação cênica. Podemos destacar as seguintes classes de palcos:
· Teatro;
· Opera;
· Dança;
· Circo.
assim como happening, são formas de expressão artísticas que podem ser também consideradas cênicas).
No site http://artes.com/sys/index.php?smen=2 encontramos esse conceito: “As artes cênicas são o grupo das artes que acontecem em tempo e espaço restritos, para um público igualmente restrito e exclusivo; são efêmeras como a própria vida e permanecem apenas na memória do público; são artes em que os artistas são o seu próprio instrumento, através de suas vozes, dos seus movimentos, das suas emoções e dos seus motivos. São elas, para o aplauso de todas as platéias: a ópera, o teatro, a dança e o circo”, voltando a dar ênfase nas classes de palco e/ou público.

Porém a Arte Cênica abrange o estudo e a prática de toda forma de expressão que necessita de uma representação, como o teatro, a música ou a dança.
A Arte Cênica ou Teatro divide-se em cinco gêneros: Trágico, Dramático, Cômico, Musical e Dança.
“O gênero Trágico imita a vida por meio de ações completas. O Drama descreve os conflitos humanos. A comédia apresenta o lado irônico e contraditório. O Musical é desenvolvido através de músicas, não importa se a história é cômica, dramática ou trágica. A dança utiliza-se da música e das expressões propiciadas pela “mímica.” (http://www.brasilescola.com/artes/arte-cenica.htm).

Nem sempre esses gêneros vêem separados. Em teatro podemos encontrar um drama com uma comédia inclusa. Os gêneros se misturam.


O termo teatro e seus significados
Segundo a Enciclopédia Britannica, a palavra teatro deriva do grego theaomai (θεάομαι) – olhar com atenção,perceber, contemplar (1990, vol. 28:515). Theaomai não significa ver no sentido comum, mas sim ter uma experiência intensa, envolvente, meditativa, inquiridora a fim de descobrir o significado mais profundo; uma cuidadosa e deliberada visão que interpreta seu objeto (Theological Dictionary of the New Testament vol.5:pg.315,706)
Teatro (θέατρον) é uma forma de arte em que um ator ou conjunto de atores, interpreta uma história ou atividades para o público em um determinado lugar. Com o auxílio de dramaturgos ou de situações improvisadas, de diretores e técnicos, o espetáculo tem como objectivo apresentar uma situação e despertar sentimentos no público. Teatro é também o termo usado para o local onde há jogos, espectáculos dramáticos, reuniões, apresentações, etc.
O teatro, mais do que ser um local público onde se vê, é o lugar condensado das ambigüidades e paradoxos, onde as coisas são tomadas em mais de um sentido. Camargo assim o define (2005:1):

“O vocábulo grego Théatron (θέατρον) estabelece o lugar físico do espectador, "lugar onde se vai para ver" e onde, simultaneamente, acontece o drama como seu complemento visto, real e imaginário. Assim, o representado no palco é imaginado de outras formas pela platéia. Toda reflexão que tenha o drama como objeto precisa se apoiar numa tríade teatral: quem vê, o que se vê, e o imaginado. O teatro é um fenômeno que existe nos espaços do presente e do imaginário, nos tempos individuais e coletivos que se formam neste espaço.”

Jaco Guinsburg (1980:5) por sua vez, descreve a expressão cênica como formada por uma "tríade básica - atuante, texto e público", sem a qual o teatro não teria existência.
Atuantes não são apenas os atores, podendo ser objetos (como no teatro de bonecos) ou outras formas ou funções atuantes (animais ou coisas); o texto, por outro lado, não é apenas o texto escrito ou o falado no palco, pois o teatro não é uma arte literária ou, como afirma Marco de Marinis (1982), no teatro há um texto espetacular.

ARTES CÊNICAS - PRODUÇÃO CÊNICA
É o conjunto de técnicas usadas na criação, direção, montagem e interpretação de espetáculos artísticos. O profissional de Artes Cênicas utiliza os movimentos corporais e a voz para representar personagens e transmitir ao público histórias, idéias, sentimentos e emoções. Como ator, pode trabalhar em filmes, peças teatrais, telenovelas e comerciais para a TV. Também é possível se dedicara dublagem, à criação de cenários e de ambientes (cenografia), cuidar do vestuário (figurino e indumentária) e das providências necessárias à realização do evento (produção). Está habilitado ainda a dirigir e escrever peças teatrais, novelas e filmes, bem como fazer críticas em veículos de comunicação e elaborar obras didáticas.
BIBLIOGRAFIA:






quarta-feira, 10 de março de 2010

A DANÇA NO TEATRO - Grupo Teatral (EAVA) FÊNIX

COPIANDO E EXIBINDO....

As artes cênicas são o grupo das artes que acontecem em tempo e espaço restritos, para um público igualmente restrito e exclusivo; são efêmeras como a própria vida e permanecem apenas na memória do público;
são artes em que os artistas são o seu próprio instrumento, através de suas vozes, dos seus movimentos, das suas emoções e dos seus motivos. São elas, para o aplauso de todas as platéias: a ópera, o teatro, a dança e o circo.
Porém dança é uma das três principais artes cênicas da Antiguidade, ao lado do teatro e da música. Caracterizava-se pelo uso do corpo seguindo os movimentos previamente estabelecidos (coreografia), ou improvisados (dança livre).Quando mistura-se a interpretação com a música e a dança, o espetáculo fica muito interessante. Em Caxias há uma população despreparada para o teatro pela falta de costume em "ir" assistir peças teatrais. Foi por isso que o GRUPO TEATRAL (EAVA) FÊNIX resolveu misturar tudo isso em um "caldeirão" e expor. Deu certo. O drama, o romance e a comédia andam de mãos dadas nos espetáculos do eava fênix. Como diz Sarah Reis (seja ela quem for) os gêneros se misturam nas novelas, filmes, peças teatrais.Fazer rir e fazer chorar é arte. Fazer emocionar. Melhor ainda é adicionar nesse caldeirão uma sedução embalada por uma música contagiante e uma dança envolvente.

Lesllié Lima e José Candeia do Nascimento - que viveram Rosa de Oxum e José Godoy em BAHIA DE TODOS OS RITMOS E TODAS AS CRENÇAS, também de Erika A. V. de Almeida e encenada pelo Grupo Teatral (EAVA) Fênix - levantaram a platéia quando dançaram Volare, utilizando passos inovadores e sensuais.

Por falar em sensualidade, o que dizer de Úrsula Teles, Bruna Lima e Dhállia Lima, também em Bahia de todos os Ritmos e todas as Crenças onde Úrsula vivia Kadijha Milén Fróes e junto a suas amigas fizeram uma dança do ventre pra lá de sedutora.

Essas coreografias renderam tantos comentários e elogios que os atores/dançarinos foram convidados por diversas vezes para se apresentarem no Programa POP, comandado pelo carismático e talentoso THIAGO MIRANDA. Thiago também fez vários convites para que o tango de Erika A. V. de Almeida e José Candeia do Nascimento - apresentado no MARIA, SIMPLESMENTE MARIA - fosse apresentado no POP, bem como o tango dançado pelo trio VICTOR BEZERRA - ERIKA A. V. DE ALMEIDA - JOSÉ CANDEIA DO NASCIMENTO. O espetáculo Maria, Simplesmente Maria fora apresentado duas vezes e, nessas duas apresentações, na hora desses tangos, a galera EM PESO apaudia, gritava assobiava. Com aplausos pra lá de "Calientes", o Grupo Teatral (EAVA) Fênix provou que a fórmula estava ali. Contudo a apresentação no programa POP ficará para depois da apresentação em Teresina que o eava fênix está batalhando grana para viajar.


Ainda no espetáculo Maria, Simplesmente Maria, LUTILLA HOLANDA, vi vendo Maria Molambo apresentou uma dança africana. É preciso dizer que aqueles passos são oriundos da cultura africana mesmo. Fez-se um laboratório para realizar essas danças. Pesquisou-se o tango e a dança africana. Foram ensaios exaustivos, mas o resultado foi bom porque agradou. Não se agrada 100%. Nem Jesus Cristo foi unânime. Mas agradou 89% e isso é um bom resultado.
ESTEFÂNIO SILVA nas suas apresentações do FOGARÉU também primava pela dança de Salomé, pois conhece também o gosto do público. Mas com o tempo essa ideia foi vetada. É uma pena porque o público gostava. Mas o outro diretor do Fogaréu, RICHTHER WENZEL, inova com as coreografias dos "Sombras". Em 2009 ele contou, nessa coreografia, com a ajuda da Diretora Geral do eava fênix. O diretor de Teatro LUÍS CARLOS foi outro que procurou inovar nesse sentido. Nunca em Caxias alguém pensou em colocar um espetáculo performático e ele conseguiu. Música agradável, cores, corpos bailando foram o charme dessa apresentação que, diga-se de passagem, maravilhosa. Crianças que subiram no palco pela primeira vez deram um show. Nervosos sim, mas fazendo o que lhe propuseram a fazer. É uma pena que ainda existam caxienses, até mesmo pela falta de costume, que não entenderam a proposta. A questão da "falta de costume" é uma deficiência da n ossa cidade. São raras as apresentações, nesse nível, aqui. É mais fácil patrocinar uma festa do que um espetáculo teatral. Então descobriu-se a fórmula: atrair um público despreparado é não deixar a apresentação cair no tédio. Trabalhar drama em Caxias é difícil. A comédia é mais fácil. Por isso, para segurá-los na cadeira devemos dar sempre um clímax. Vários clímaxs até chegar à catarse. Assim começaremos a preparar os caxienses para serem "um verdadeiro público de teatro" e, com isso, um público que gosta de ler, um público mais elitizado culturalmente. Porém é preciso que políticos, empresários e comerciantes vejam o teatro como essa forma de educar e isso, infelizmente, não acontece. Sobressaem, nesse meio, o vereador LEONARDO BRARATA e o vice-prefeito JÚNIOR MARTINS. Ambos procuram sempre ajudar nas apresentações culturais e teatrais. O FOGARÉU é um projeto de Leonardo Barata ,que é um jovem ligado à Igreja Católica, e que eleva Caxias para todo o Brasil. Em 2009 o espetáculo Maria, Simplesmente Maria foi também ajudado por Leonardo Barata e Jùnior Martins. Deu certo. EAVA FÊNIX só precisa acertar os ponteiros para viajar e mostrar ao resto do Brasil que Caxias tem cultura, tem gente talentosa. Aqui fica o apelo aos empresários e políticos de Caxias: INVISTAM NO TEATRO, NAS ARTES, valorizem nossa cultura que é berço de poetas, e bons. É Caxias que deve iluminar todo o Maranhão na área da Literatura e das Artes. Devíamos honrar ao título "berço de Gonçalves Dias".

AVISO: Como muitas de nossos atores não poderão acompanhar o grupo à Teresina e, possivelmente, São Luís, estaremos selecionando outros atores para alguns papéis:
1. Francélia Sousa (Cocote)
2. Patrícia Miranda (Cocote)
3. Sherazard Abdul Ahmed (Cocote) - deve ter traços árabes
4. Cordélia Silva (Cocote)
5. Buriti (Cocote)
6. Encarnación Ximenes (criada)
7. Barão de Rio Branco
8. Dom Andrade
9. Fazendeiro
10. Guardas (2)
11. Mata-Sete
12. e, finalmente, JUAN GALHARD
os interessados devem se inscrever com Lutilla Holanda (8809-3202) ou (3421-4551). Testes ainda em março. Abraços
LER TAMBÉM:
Conceito de Artes Cênicas e disposições gerais:
e mais...

SITES PARA PESQUISAS





Pesquisas sobre conceitos de ARTES CÊNICAS:


http://pt.wikipedia.org/wiki/Artes_cénicas


Ver também
História das artes cênicas
Arquitetura Cênica
Cenografia
Iluminação Cénica
Sonoplastia
Desenho de Som


http://www.brasilescola.com/artes/arte-cenica.htm


Matérias sobre artes cênicas e dança:


http://eavafenix.blogspot.com/2010/03/danca-no-grupo-teatral-eava-fenix_10.html

http://eavafenix.blogspot.com/2010/03/danca-no-grupo-teatral-eava-fenix_10.html