A professora Erika A. V. de Almeida, Diretora Geral do Grupo Teatral EAVA Fênix saiu em busca de novos talentos. Como é professora de Língua Portuguesa, Literatura e Redação do CE Thales Ribeiro Gonçalves, desenvolveu o projeto “Leitura, Literatura e Dramatização” na Escola que hoje é referência em Caxias.
O projeto consistia no seguinte:
- Os Terceiros Médios A, B e C deveriam ler grandes clássicos literários, tanto da literatura brasileira e portuguesa que não foram lidos no ano passado. Amor de Perdição, Iracema, O Guarani, Senhora, Memórias Póstumas de Brás Cubas, Dom Casmurro, Quincas Borba, O Primo Basílio, O Cortiço, Casa de Pensão, Os Sertões, Sítio do Pica-Pau Amarelo e Macunaíma;
- Nesse projeto, cada grupo deveria ler a obra que fora escolhida para sua equipe, resumir e selecionar 02 capítulos para interpretar;
- “É a melhor forma de incentivar a leitura dos alunos.” – Diz Erika A. V. de Almeida, e completa – “Imagine hoje, com a internet, Playstation, Filmes, a era Crepúsculo e Harry Potter o aluno ter vontade de ler um romance que não se encaixa com sua realidade, o vocabulário é incompatível e muitos outros fatores. Para realizar esse projeto só trabalhando como dramatização. Eles gostam. Ainda teve um incentivo a mais: os melhores atores teriam vaga garantida no EAVA FÊNIX. Aí foi uma festa. Fora isso o professor Nerval (Diretor do CE THALES RIBEIRO GONÇALVES) valoriza esse tipo de trabalho que realizo desde o ano passado. O sucesso disso são vários alunos com nota máxima em português nos vestibulares. O maior exemplo é Danilson Almeida, cuja maior pontuação foi na minha matéria, tendo quase a pontuação máxima em redação. Ao chegar em Caxias Danilson fez questão de me procurar, agradecer e dizer que fui peça importante para a conquista dele. Fiquei “besta” e muito orgulhosa. É bom ter esse reconhecimento que só vem com o sucesso de nossos educandos.”
Muitos fizeram adaptações das obras, o que é válido. Além de leitura, dramatização, eles trabalham a produção textual. Criatividade não faltou para esses alunos. O Diretor do CE THALES RIBEIRO GONÇALVES apoia esse tipo de trabalho porque sabe da identificação dos jovens com as artes cênicas. No ano passado três alunos do Thales participaram do EAVA Fênix : Miquéias Adebal, Cristyan Barbosa e Welden Carvalho. Hoje os três são universitários. Cristyan não abandonou o teatro pois conseguiu conciliar o estudo com os ensaios. Nesse ano estão cotados para fazerem parte do elenco principal do EAVA FÊNIX: Maxwel Araújo, Evandro, Antero e Ed Lawson. Maxwel faz testes para Juan Galhard (ver eavafenix.blogspot.com). Os demais ficarão na parceria Thales&EAVA Fênix. É aguardar e conferir.
Opa adoreii! essa fotiinhas estão lindas, e o trabalho bem feito !
ResponderExcluirTbm achei bem bakanas as fotos gostei mto, nem acredito q foram tiradas por mim !
ResponderExcluir