quarta-feira, 10 de março de 2010

A DANÇA NO TEATRO - Grupo Teatral (EAVA) FÊNIX

COPIANDO E EXIBINDO....

As artes cênicas são o grupo das artes que acontecem em tempo e espaço restritos, para um público igualmente restrito e exclusivo; são efêmeras como a própria vida e permanecem apenas na memória do público;
são artes em que os artistas são o seu próprio instrumento, através de suas vozes, dos seus movimentos, das suas emoções e dos seus motivos. São elas, para o aplauso de todas as platéias: a ópera, o teatro, a dança e o circo.
Porém dança é uma das três principais artes cênicas da Antiguidade, ao lado do teatro e da música. Caracterizava-se pelo uso do corpo seguindo os movimentos previamente estabelecidos (coreografia), ou improvisados (dança livre).Quando mistura-se a interpretação com a música e a dança, o espetáculo fica muito interessante. Em Caxias há uma população despreparada para o teatro pela falta de costume em "ir" assistir peças teatrais. Foi por isso que o GRUPO TEATRAL (EAVA) FÊNIX resolveu misturar tudo isso em um "caldeirão" e expor. Deu certo. O drama, o romance e a comédia andam de mãos dadas nos espetáculos do eava fênix. Como diz Sarah Reis (seja ela quem for) os gêneros se misturam nas novelas, filmes, peças teatrais.Fazer rir e fazer chorar é arte. Fazer emocionar. Melhor ainda é adicionar nesse caldeirão uma sedução embalada por uma música contagiante e uma dança envolvente.

Lesllié Lima e José Candeia do Nascimento - que viveram Rosa de Oxum e José Godoy em BAHIA DE TODOS OS RITMOS E TODAS AS CRENÇAS, também de Erika A. V. de Almeida e encenada pelo Grupo Teatral (EAVA) Fênix - levantaram a platéia quando dançaram Volare, utilizando passos inovadores e sensuais.

Por falar em sensualidade, o que dizer de Úrsula Teles, Bruna Lima e Dhállia Lima, também em Bahia de todos os Ritmos e todas as Crenças onde Úrsula vivia Kadijha Milén Fróes e junto a suas amigas fizeram uma dança do ventre pra lá de sedutora.

Essas coreografias renderam tantos comentários e elogios que os atores/dançarinos foram convidados por diversas vezes para se apresentarem no Programa POP, comandado pelo carismático e talentoso THIAGO MIRANDA. Thiago também fez vários convites para que o tango de Erika A. V. de Almeida e José Candeia do Nascimento - apresentado no MARIA, SIMPLESMENTE MARIA - fosse apresentado no POP, bem como o tango dançado pelo trio VICTOR BEZERRA - ERIKA A. V. DE ALMEIDA - JOSÉ CANDEIA DO NASCIMENTO. O espetáculo Maria, Simplesmente Maria fora apresentado duas vezes e, nessas duas apresentações, na hora desses tangos, a galera EM PESO apaudia, gritava assobiava. Com aplausos pra lá de "Calientes", o Grupo Teatral (EAVA) Fênix provou que a fórmula estava ali. Contudo a apresentação no programa POP ficará para depois da apresentação em Teresina que o eava fênix está batalhando grana para viajar.


Ainda no espetáculo Maria, Simplesmente Maria, LUTILLA HOLANDA, vi vendo Maria Molambo apresentou uma dança africana. É preciso dizer que aqueles passos são oriundos da cultura africana mesmo. Fez-se um laboratório para realizar essas danças. Pesquisou-se o tango e a dança africana. Foram ensaios exaustivos, mas o resultado foi bom porque agradou. Não se agrada 100%. Nem Jesus Cristo foi unânime. Mas agradou 89% e isso é um bom resultado.
ESTEFÂNIO SILVA nas suas apresentações do FOGARÉU também primava pela dança de Salomé, pois conhece também o gosto do público. Mas com o tempo essa ideia foi vetada. É uma pena porque o público gostava. Mas o outro diretor do Fogaréu, RICHTHER WENZEL, inova com as coreografias dos "Sombras". Em 2009 ele contou, nessa coreografia, com a ajuda da Diretora Geral do eava fênix. O diretor de Teatro LUÍS CARLOS foi outro que procurou inovar nesse sentido. Nunca em Caxias alguém pensou em colocar um espetáculo performático e ele conseguiu. Música agradável, cores, corpos bailando foram o charme dessa apresentação que, diga-se de passagem, maravilhosa. Crianças que subiram no palco pela primeira vez deram um show. Nervosos sim, mas fazendo o que lhe propuseram a fazer. É uma pena que ainda existam caxienses, até mesmo pela falta de costume, que não entenderam a proposta. A questão da "falta de costume" é uma deficiência da n ossa cidade. São raras as apresentações, nesse nível, aqui. É mais fácil patrocinar uma festa do que um espetáculo teatral. Então descobriu-se a fórmula: atrair um público despreparado é não deixar a apresentação cair no tédio. Trabalhar drama em Caxias é difícil. A comédia é mais fácil. Por isso, para segurá-los na cadeira devemos dar sempre um clímax. Vários clímaxs até chegar à catarse. Assim começaremos a preparar os caxienses para serem "um verdadeiro público de teatro" e, com isso, um público que gosta de ler, um público mais elitizado culturalmente. Porém é preciso que políticos, empresários e comerciantes vejam o teatro como essa forma de educar e isso, infelizmente, não acontece. Sobressaem, nesse meio, o vereador LEONARDO BRARATA e o vice-prefeito JÚNIOR MARTINS. Ambos procuram sempre ajudar nas apresentações culturais e teatrais. O FOGARÉU é um projeto de Leonardo Barata ,que é um jovem ligado à Igreja Católica, e que eleva Caxias para todo o Brasil. Em 2009 o espetáculo Maria, Simplesmente Maria foi também ajudado por Leonardo Barata e Jùnior Martins. Deu certo. EAVA FÊNIX só precisa acertar os ponteiros para viajar e mostrar ao resto do Brasil que Caxias tem cultura, tem gente talentosa. Aqui fica o apelo aos empresários e políticos de Caxias: INVISTAM NO TEATRO, NAS ARTES, valorizem nossa cultura que é berço de poetas, e bons. É Caxias que deve iluminar todo o Maranhão na área da Literatura e das Artes. Devíamos honrar ao título "berço de Gonçalves Dias".

AVISO: Como muitas de nossos atores não poderão acompanhar o grupo à Teresina e, possivelmente, São Luís, estaremos selecionando outros atores para alguns papéis:
1. Francélia Sousa (Cocote)
2. Patrícia Miranda (Cocote)
3. Sherazard Abdul Ahmed (Cocote) - deve ter traços árabes
4. Cordélia Silva (Cocote)
5. Buriti (Cocote)
6. Encarnación Ximenes (criada)
7. Barão de Rio Branco
8. Dom Andrade
9. Fazendeiro
10. Guardas (2)
11. Mata-Sete
12. e, finalmente, JUAN GALHARD
os interessados devem se inscrever com Lutilla Holanda (8809-3202) ou (3421-4551). Testes ainda em março. Abraços
LER TAMBÉM:
Conceito de Artes Cênicas e disposições gerais:
e mais...

Um comentário:

  1. Hello! Estamos procurando deixar vcs atualizados das notícias. Fico Feliz pelas visitas tantos no erikaalmeidafenix quanto no eavafenix.
    Abraços e beijos a todos.

    ResponderExcluir