sábado, 11 de junho de 2011

CE Thales Ribeiro Gonçalves e EAVA Fênix - Parceria de sucesso

Alunos da rede pública aprendem através do Teatro

Por João Lopes

As três turmas de 3º ano da Unidade Escolar Thales Ribeiro Gonçalves desenvolveram atividades cênicas na tarde de segunda-feira (02 de maio de 2011), no auditório da Facema. As tarefas foram apresentadas a fim de colocar em prática os conteúdos adquiridos na disciplina de Língua Portuguesa, assim com também trabalhar com a oralidade e a expressão corporal dos alunos.

A platéia que presenciou os espetáculos foi formada por alunos da própria instituição, do Cefa e do Grupo Teatral EAVA Fênix.

De acordo com a professora responsável pelas atividades, Erika A. V. de Almeida, as turmas formaram equipes e
foram nomeadas de Corajosos (3o Médio C), Autênticos (3o Médio A) e Brilhantes (3o Médio B). Cada turma seria julgada pelo seu desempenho em conjunto através de três tarefas.

A primeira e a segunda tarefa foram encenações apenas corporais e faciais, tendo como tema "as peripécias dos deuses da Mitologia Grega". Estavam sendo julgadas questões de seleção musical, das expressões, da criatividade e da beleza das coreografias.

Na terceira tarefa os alunos ministraram aulas sobre os autores modernos Mário de Andrade, Manuel Bandeira e Oswald de Andrade. Os itens a serem avaliados foi o conteúdo repassado, a segurança (clareza e objetividade), dicção e tom de voz, criatividade e organização.

As tarefas fazem parte da metodologia de aula da professora Érika Almeida, que também é diretora e atriz do EAVA Fênix. "As artes cênicas são uma forma melhor de crescer a sociedade, quando o aluno desenvolve essa arte e a coloca em prática", ressalta a professora Erika Almeida.

O PROJETO

Por Erika A. V. de Almeida

O "I Projeto de Literatura & Artes Cênicas" será realizado em 04 etapas, ou seja, 04 baterias, uma para cada bimestre. Vou procurar completar o ensinamento que nós damos em sala de aula, por exemplo, nós começamos a lecionar literatura pelo TROVADORISMO, esquecendo a base da literatura ocidental que é a Antiguidade Cássica com Ilíada e Odisséia.

Como falar sobre o Classicismo e o Neo-Classicismo (utilização de personagens mitológicos, retorno à Antiguidade Clássica, se nossos alunos NÃO conhecem os deuses gregos ou sequer esses personagens mitológicos? Por isso, para eles, é difícil retirar essas características das poesias dos estilos citados. Então essa primeira bateria é "o buscar extra sala de aula" para completar os ensinamentos.

Claro que ministrei, através de Data-Show com várias imagens, uma aula sobre Mitologia Grega e também sobre os Deuses Gregos. Eles Adoraram, se empolgaram e aí está.

FALANDO MAIS:

1ª ETAPA: “Antiguidade Clássica – a base da cultura ocidental”

O que temos em termos de Literatura, Cultura, Artes em geral, Ciências etc., teve como base os gregos.

Segundo as lendas, Homero, um poeta cego que andava de cidade em cidade mendigando e recitando seus versos é o criador de Ilíada e Odisséia. Os gregos haviam feito da Ilíada e Odisséia o seu livro de história, de religião e de moral. As crianças aprendiam a ler as proezas de Aquiles e Ulisses. Com Ilíadas elas eram encorajas na Ásia Menor a se lançarem em busca de aventuras, de conquistas para Grécia, com Odisséia aprendiam a retornar. Ilíada e Odisséia são consideradas as obras que deram início à literatura. E falar de Ilíada e Odisséia é falar da MITOLOGIA GREGA.

Antes de lermos sobre Ilíada e Odisséia, devemos conhecer os deuses da mitologia grega. Para os gregos dos tempos homéricos, a religião significava um sistema para:

  1. Explicar o mundo físico de maneira que afastasse os seus mistérios e inquietações, como também desse ao homem um sentimento da íntima ligação com ele.
  2. Explicar as paixões tempestuosas que se apoderavam dos homens.
  3. Obter benefícios concretos como: a boa sorte, a vida longa, etc.

As divindades da religião homérica eram simples seres humanos ampliados. Isso para que os gregos se sentissem bem no mundo que governavam.

O que os gregos desejavam não era necessariamente deuses de grande poder, mas divindades com as quais pudessem tratar em pé de igualdade. Por isso, dotavam seus deuses de atributos semelhantes aos seus, isto é, de corpos humanos e de fraquezas e desejos também humanos. Os deuses misturavam-se livremente com os homens e, mesmo, tendo por vezes filhos de mulheres mortais. A diferença entre deuses e humanos era a imortalidade e o sentimento ampliado dos deuses.

4 comentários:

  1. Gostei muito de saber de seus projetos. EStou em um curso de teatro aqui em Teresina. É super-salgado R$ 250,00 por mês, mas temos aulas com os atores da Globo. Já vieram uns da malhação. Tô esperando Toni Ramos. Para os alunos do Thales, Boa Sorte. Quem sabe alguns deles possam a vir para o outro nível e fazer parte do EAVA Fênix. Abraços.

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  2. Essas apresentações foram bem legais. Os alunos tiveram que se esforçar bastande. Mas Erika Almeida não é brinquedo não!
    Alguns alunos deram um show em telento, em compensação outros em vulgarida... mas é assim mesmo, nem todo mundo sabe a diferença entre ser SEX e ser vulgar. Porém valeu apena assistir.

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  3. Outros ficaram morrendo de inveja na plateia.. mas é assim mesmo, a BELEZA (interna&externa) ficou pra poucos & atuar não é pra QUALQUER UM. Parabéns pra minha equipe que ficou em segundo lugar com muito esforço.. AUTÊNTICOS õ/

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  4. Atuar não ficou mesmo pra QUALQUER UM... Por isso uns nascem com TALENTO e outros(as), [tadinhas] nem tanto... MORRO DE PENA...Mas fazer o que né?!

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