domingo, 28 de agosto de 2011

CULTURA NEGRA é tema da 2a Bateria da Gincana de Lingua POrtuguesa do CE Thales Ribeiro.

CULTURA NEGRA
EAVA Fênix em parceria
com CE Thales ribeiro Gonçalves

A lei nº 10.639, de 2003, alterou a LDB e passou a exigir que as escolas brasileiras de ensino fundamental e médio incluíssem no currículo o ensino da história e cultura afro-brasileira.
O fato foi considerado pelos movimentos de luta dos negros em todo o país como um importante passo.
Sua aplicação prática, no e
ntanto, ainda é desafio para toda a comunidade escolar, especialmente para os professores: como sair da teoria? Como e onde buscar material?
Sempre se trata, nas escolas, superficialmente sobre a cultura negra. Por isso resolvi trazer os temas polêmicos para serem entendidos e discutidos nessa bateria do projeto de LEITU
RA & ARTES CÊNICAS que está sendo realizada entre os 3o médios A, B e C do CE Thales Ribeiro Gonçalves.
Trabalhando a teoria, aliada à prática, à dança, à musica e ao teatro, os jovens aprendem mais e mais rápido
.
1a Tarefa:
Cada equipe ficou com um tema (que foi sorteado entre elas). Os temas abordados são:
1. CAPOEIRA - esporte genuinamente brasileiro: surgido nas senzalas brasileiras já muitos anos após o início do tráfico negreiro. A capoeira é tida como esporte afro-brasileiro. A tarefa dos alunos é, através de pesquisa e fatos, comprovar que a capoeira é um esporte genuinamente brasileiro.

2. UMBANDA - a evolução do Candomblé: a Umbanda utiliza elementos da religião negra (Condomblé), contudo mescla com elemento da religião católica e indígena. Os orixás, na Umbanda possuem mais características dos santos católicos do que no Candomblé, onde estes são cercados de histórias que envolvem inveja, sexo, disputas. A tarefa dos alunos é, através de pesquisas e fatos, comprovar que a Umbanda é a evolução do Candomblé.


3. RACISMO - o Racismo disfarçado: no Brasil há aqueles que não se assumem racistas e muitas vezes o racismo está impregnado na própria raça. Negros que alisam o cabelo ao invés de assumir sua natureza, negros que aceitam as cotas universitárias sem se "tocar" que é tão capaz quanto qualquer um de estar em uma universidade por méritos e não por "caridade", negros que pintam os pêlos ou os cabelos de loiro, etc. A tarefa dos alunos é expor esses fatos, comprovar o tipo de racismo que provém da própria raça e tentar mostrar que é necessário se aceitar para que o racismo começe a ter fim.

OBJETIVO: Trabalhar a oratória, a habilidade de se expressar em público. Trabalhar também os conhecimentos adquiridos, aprimorar a pesquisa e os conhecimentos sobre a cultura negra em geral. Trabalhar a criatividade na hora de montar o material para apresentar e, como bons advogados, preparar o educando para defender uma causa.

2a Tarefa:
Trabalho de criatividade (produção de banner)

3a Tarefa:Cada equipe deverá apresentar 02 componentes:
01 garota devidamente trajada de
passista;01 garoto devidamente trajado de malandro carioca;
Ambos deverão apresentar um samba cuja temática seja a cultura negra.


Objetivo: resgatar as origens do samba, bem como trabalhar o elemento da cultura negra mais aceito no país: o Samba. Ao mesmo tempo estaremos trabalhamos a fantasia dos adolescentes que veem o glamour das escolas de samba, contudo esse glamour está distante dessa realidade do aluno. Dessa forma estaremos aproximando essas duas realidades.

4a Tarefa:

Cada equipe deverá apresentar 03 componentes: 01 garoto devidamente trajado de Xangô; 01 garota devidamente trajada de Iansã; 01 garoto devidamente trajado de Ogum; Eles irão dramatizar a música "Deusa dos Orixás" de Clara Nunes.Objetivo: Conhecer elementos da religião negra (Candomblé e Umbanda) na prática e aprender a respeitá-la. Trabalhar as expressões faciais e corporais dos educandos. Tr(A imagem abaixo é de Ogum)Contexto Histórico no Candomblé: Ogum e Xangô, ambos apaixonado por Iansã, travaram um disputa por ela. Vencendo Xangô, Iansã tornou-se sua primeira esposa e a ela foi dado o poder dos raios e das tempestades.
5a Tarefa:Cada equipe deverá apresentar 02 componentes (01 garoto e 01 garota), seja da própria sala ou componente do Grupo Teatral EAVA Fênix para apresentar uma coreografia que represente a sedução de Oxum a Xangô.

Contexto mitológico no Candomblé: Xangô (Orixá dos raios e trovões no Candomblé e da justiça na Umbanda) é esposo de Iansã e a ela deu o poder dos raios e trovões, tem como segunda esposa Obá.
Oxum, apaixonada por Xangô, enrolou Obá, fazendo com que ela cortasse a próp
ria orelha, o que causou repulsa em Xangô. Logo depois ela dançou seditoramente para Xangô, seduzindo-o e tornando-se sua 3a esposa.


Xangô usa duas machadinhas:Oxum, deusa da faceirice, da riqueza, da elegância, usa as cores dourada e prateada simbolizando a riqueza. Tem nas mãos um leque em ouro-prata e um espelho.
6a Tarefa:
Cada equipe deverá apresentar os demais componentes (que não participaram das tarefas anteriores) para coreografar e dramatizar a música "Retirantes" de Dorival Caymmi.Objetivo: Fazer o resgate histórico da luta dos negros pela libertação. Trabalhar as expressões faciais e corporais dos alunos, trabalhar a criatividade na criação do contexto a ser apresentado, incentivar à pesquisa.

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