domingo, 31 de agosto de 2025

TERAPIAS INTEGRATIVAS E COMPLEMENTARES UNIDADE 3

 


TERAPIAS INTEGRATIVAS CORPORAIS 2



Apesar do desencontro de informações sobre os povos que primeiro utilizaram a massagem, a referência mais antiga foi escrita por um médico chinês chamado de Nei Ching, em 2.700 a.C. No antigo Egito, registros em papiro apontavam a massagem sendo usada para fins terapêuticos, quando a rainha Ísis a utilizava para curar e tratar a saúde. 

Por volta de 2400 a.C. evidências apresentam pinturas de cenas de massagem e reflexologia e por volta de 1550 a.C. existem descritos de óleos e bálsamos para serem utilizados com manobras de massagem para a melhora de doenças.
Na Índia, a massagem ayurveda tem referência de 900 a.C., e apesar de muito antiga, as técnicas são utilizadas até os dias de hoje e vêm se tornando cada vez mais conhecidas no mundo ocidental, fazendo parte das práticas integrativas. Posteriormente, os escritos foram desenvolvidos por médicos como Hipócrates no século V a.C., que baseado nos princípios da filosofia, descreveu que a manipulação muscular e articular poderia melhorar o seu funcionamento. 
Os hindus utilizavam a massagem para induzir o sono, combater a fadiga, auxiliar na redução do peso e no relaxamento corporal, e, quando a massagem era associada a exercícios, preconizava cuidados com a saúde como um todo.
Por volta de 1628, um fisiologista italiano, Giovanni Alfonso Borelli, junto com um médico inglês, William Harvey, foram responsáveis por grandes avanços nas pesquisas. Harvey fez uma descoberta sobre a circulação sanguínea, que promoveu uma melhor aceitação da massagem como medida terapêutica.
A época em que a massagem foi mais documentada está entre os séculos XVIII e XIX, por Per Henrik Ling, que desenvolveu a ginástica sueca. Ling associou seus conhecimentos de fisiologia e desenvolveu cinco movimentos básicos, conhecidos por massagem sueca, praticados até hoje. Esses movimentos tornaram-se fundamentais da massagem e serviram de base para as técnicas ocidentais.
No início do século XX, a massagem já se tornou uma prática mais frequente e de base sólida, inclusive os próprios médicos indicavam a importância da permanência de massagistas nos hospitais.


Os movimentos da massagem devem respeitar direção, pressão, ritmo e a velocidade que são denominados de componentes da massagem. Vamos lá?
Componentes da Massagem Clássica

  1. Pressão: para cada técnica de massagem é exigida uma pressão diferente na hora de realizar o movimento e varia de acordo com a manobra que está sendo executada. É importante lembrar que a pressão realizada deve ser suficiente para promover o relaxamento e não gerar hematomas.
  2. Direção: sentido da circulação linfática.
  3. Ritmo/velocidade: quando o objetivo da massagem é relaxamento, é importante que o ritmo e a velocidade das manobras sejam lentos, já que movimentos muito rápidos e bruscos provocariam contração muscular involuntária, ritmo deve ser uniforme e constante, sem perder o contato das mãos durante a execução dos movimentos.
  4. Duração: é um componente bastante variável já que o profissional determina o tempo que vai ser necessário para cada procedimento, mas, em média, a duração da seção é de uma hora.


  Vamos Exercitar?

A situação-problema desta aula nos apresentou como desafio a elaboração de um informativo, de forma a abordar os componentes da massagem, movimentos usados de forma a atrair a curiosidade dos clientes. Uma forma de chamar a atenção é utilizar os mitos e verdades relacionados a massagem.

imagem sem audiodescrição

  Saiba mais

Para aprofundar seus conhecimentos, reforce tudo o que aprendemos em nossa aula fazendo a consulta do seguinte material:

Sugestão de capítulo de livro

Desde a Antiguidade, a massagem é conhecida por movimentos rítmicos que aliviam as tensões e promovem o bem-estar. O ser humano se protegia contra lesões e infecções por meio de fricção nos tecidos.

Vários povoados e civilizações da Antiguidade utilizavam os benefícios da massagem para promover o bem-estar das pessoas. Ao ler o capítulo 5 do livro Técnicas de Massagem Profunda

MARIANI, M; GHELMAN, R. Técnicas de Massagem Profunda. Santana de Parnaíba: MANOLE, 2021.

 

Sugestão de artigo científico

Esse artigo vai trazer informações sobre a massagem, especificamente sobre a reflexologia, uma técnica de Cuidados entre Idosos Institucionalizados: as práticas integrativas como possibilidades terapêuticas. 

 O ambiente da massagem contribui e forma significativa para a indução do relaxamento, crie um ambiente acolhedor. A música é um recurso muito importante para a criação desta atmosfera relaxante. Indico esse repertório, disponível no YouTube, na playlist Música Relaxante - Acalmar a Mente e Relaxar. 



Vamos começar conhecendo as manobras ou os movimentos da massagem que a literatura descreve como movimentos da massagem clássica. Esses movimentos têm por objetivo promover saúde e bem-estar, qualidade de vida, promovem o relaxamento muscular, alívio das dores, tensões musculares, diminuem o estresse, entre outros benefícios.
Esses movimentos devem respeitar os componentes da massagem, sendo executados de forma lenta, precisa e de maneira agradável.
Vamos conhecer os movimentos, também conhecidos por manobras da massagem clássica?
Deslizamento superficial – utilizado para iniciar e finalizar o procedimento, realizado no sentido do retorno linfático e venoso, com as mãos de forma a cobrir toda a superfície trabalhada, é o momento de dar as boas-vidas aos clientes espalhando o meio de contato em que irá trabalhar, que pode ser creme ou óleo vegetal.

  1. Deslizamento profundo: realizado no sentido do retorno linfático e venoso, de forma profunda (sem causar dor) e ritmada, dá continuidade à massagem e mobiliza o tecido que está sendo tratado, possui ação mecânica e reflexa, ou seja, promove o aumento da temperatura local, vasodilatação, aumento da circulação linfática e sanguínea, nutrição e oxigenação tecidual.
  2. Amassamento: realizado com as mãos em forma de “C” e “S”, seguindo movimentos alternados no sentido das fibras musculares, é a mobilização do tecido muscular, pele e tecido adiposo, possui ação mecânica ativando a circulação local, causa hiperemia, aumentam a temperatura, e liberam as aderências e resíduos metabólicos.
  3. Fricção: manobra executada com o polegar, cotovelo ou região tenar e hipotênar, em sentido horário, com movimentos em forma de espiral, circular ou transversal. Sua principal ação é mobilizar o tecido superficial.
  4. Percusão e tapoatgem:  são as manobras de finalização, executadas com as mãos em forma de “concha”, conhecida como tapotagem, ou com as mãos fechadas (dedos flexionados); as mãos também podem estar abertas e relaxadas, mantendo contato ritmado e alternado das bordas ulnares, sua principal ação é a ativação da circulação capilar superficial.

Vamos, agora, conhecer duas técnicas: massagem com pedras e pindas.

Massagem com pedras

As pedras são utilizadas, desde a antiguidade. O uso de pedras no tratamento da saúde é milenar em diversas áreas para beneficiar o homem. Na China, no período da Dinastia Shang (2000-1500 a.C.), existem relatos acerca do uso de pedras quentes para aliviar o cansaço muscular e o stress físico, os índios também usavam alguns tipos de pedras em seus rituais de cura, no Japão, monges, utilizava as pedras pretas sobre a barriga após as refeições para estimular e melhorar o processo de digestão.
Chamadas também de seixos, as pedras são porções menores de uma rocha e elementos de origem mineral que fazem parte da natureza e carregam a história de milhares de anos em seu interior. O tipo de pedra mais utilizado na terapia das pedras quentes é a de origem vulcânica, como o basalto: é uma pedra rica em minerais e podem ser utilizados, também, seixos de rio, quartzo, ágata. 
A massagem com pedras é uma terapia alternativa que propõe uma abordagem holística, buscando efeitos no equilíbrio energético e nas funções fisiológicas do corpo. A massagem com pedras quentes é uma técnica que combina terapia de calor com massagem para proporcionar alívio de tensões musculares, melhoria na circulação sanguínea e promoção do relaxamento. 
Antes de iniciar, as pedras devem ser limpas, lavadas em água corrente com sabão neutro. A partir daí serão levadas até um recipiente de alumínio onde possam ser aquecidas. As pedras devem ser aquecidas através de um aquecedor com água, preferencialmente que possua um termostato.  A temperatura deste aquecedor deve estar em aproximadamente 55° a 60°, com o auxílio de um óleo para massagem. 
O calor das pedras penetra no tecido muscular, aumentando a circulação sanguínea e permitindo que os músculos relaxem em um nível mais profundo do que em uma massagem tradicional. Este processo ajuda a aliviar dores e tensões musculares, contribuindo para a recuperação muscular e para o bem-estar geral.

Pindas 

Originário das antigas terapias orientais e reconhecido através de seus resultados esta técnica encontra-se de certa forma ligada ao fundamento da moxabustão, através da aplicação de calor. As Pindas são saquinhos de linho que no seu interior contém ervas medicinais, aromáticas e especiarias com propriedades tanto relaxantes como estimulantes, as quais são previamente aquecidas de forma a criar o efeito terapêutico desejado, equilibrando a energia interior. 
As pindas são previamente aquecidas assim como os óleos utilizados durante a massagem. Esta técnica pode ser aplicada recorrendo as várias manobras, criando um relaxamento profundo e uma conexão com o nosso interior, através de uma paz e harmonia, sutilmente proporcionadas com o auxílio de aromas, de música, de toques e descompressão de energias retidas pelo nosso corpo.
As ervas aromáticas mais utilizadas são a alfazema/lavanda, camomila, jasmim, rosa, neroli, laranjeira,erva-limão e a canela, tendo sempre em conta o tratamento pretendido.
A massagem com pindas combina o calor, liberado quando os saquinhos são aquecidos, com as propriedades medicinais das ervas, oferecendo benefícios como relaxamento muscular, desintoxicação e melhora da circulação sanguínea.



Vamos Exercitar?

Agora que você conheceu as manobras da massagem clássica, a história e o conceito da massagem com pedras e pindas, vamos auxiliar Maria Fernanda na organização e apresentação do Folder.

início da audiodescrição
    Massagem com pedras quentes
    fim da audiodescrição
Figura 1 | Folder ilustrativo sobre massagem com pedras quentes.Fonte: elaborada pela autora. 
início da audiodescrição
    Movimentos da massagem com pedras Crie um ambiente agradável que favoreça o relaxamento Os movimentos utilizados são os mesmos da massagem clássica. As pedras devem ser escolhidas de acordo com a região trabalhada. Usar óleo corporal para facilitar o deslizamento.
    fim da audiodescrição
Figura 2 | Folder ilustrativo movimentos da massagem com pedras.Fonte: elaborada pela autora. 

  Saiba mais

Sugestões de capítulos de livro

Aprimore seus conhecimentos sobre as pindas chinesas com a leitura do capítulo das Pindas Chinesas do livro Terapias Alternativas em Estética, disponível em nossa Biblioteca Virtual.

 

Sugestão de artigo científico

Este artigo trata das contribuições das terapias complementares e outras estratégias para o tratamento da depressão. MAIA, J; DOLABELA,M; MAIA MULLER. Contribuições de terapias complementares e outras estratégias para o tratamento de depressão: uma revisão integrativa.

Esse artigo apresenta informações referente a massoterapia aplicada no tratamento do stress. LIMA, I. MORESCO, B. Massoterapia aplicada no tratamento do stress.



O toque das mãos sobre áreas doloridas sempre foi utilizado, desde os tempos antigos, muitas vezes de maneira intuitiva. Já na Grécia antiga, Hipócrates (460 – 370 a.C.), considerado o pai da medicina, defendia o uso da massagem para tratar seus pacientes.
Com o passar dos tempos, as práticas executadas e os efeitos observados de forma empírica começaram a ser estudados pela ciência e, atualmente, muitos dos benefícios fisiológicos proporcionados pela massoterapia são cientificamente comprovados.
Quando pensamos na massagem clássica e com a intenção de promover o relaxamento, um ponto muito importante é a preparação do terapeuta e do ambiente que deve ser preparado com cuidado e atenção, a fim de proporcionar relaxamento e satisfação. É importante que o ambiente seja tranquilo, livre de ruídos e estímulos para que o cliente possa relaxar.
A massagem com velas, também conhecida como Candle Massage, é uma técnica relaxante que utiliza cera especial preparada com óleos essenciais e aromáticos. Originada nos Estados Unidos, essa prática promove relaxamento, redução do estresse e tem vários benefícios para a pele e o bem-estar geral.
As velas usadas na massagem são feitas com ingredientes como óleos essenciais, manteiga de Karité, vitamina E e óleo de Argan, que são altamente hidratantes. Os óleos essenciais utilizados nas velas têm propriedades relaxantes e calmantes, pois incorpora os benefícios da aromaterapia, utilizando os aromas liberados pelas velas para promover um estado de relaxamento e bem-estar.
A aplicação da cera quente na pele proporciona uma sensação de conforto, ajudando a aliviar dores musculares e tensões e tem como efeitos benéficos o alívio das tensões, melhora da circulação sanguínea, maior flexibilidade muscular, além de benefícios para a saúde mental como o alívio do estresse e melhoria do sono.
A massagem com pantalas, também conhecida por maderoterapia é uma técnica que combina manobras de massagem com o uso de ferramentas de madeira especial, conhecidas como pantalas, esse procedimento, que tem suas raízes na Europa, foi recentemente introduzido no Brasil com o objetivo de promover relaxamento e remodelagem corporal.
Seu formato anatômico e de fácil aplicabilidade favorece a aplicação das manobras de forma confortável, oferece uma abordagem inovadora atuando sobre a pele através de um conjunto de manobras e manipulações de forma lógica, harmoniosa e metódica. A técnica pode ser complementada com o uso de óleos corporais, ativos e cremes para potencializar os resultados.
A massagem com pantalas poderá ser realizada de forma segmentada ou corporal completa, tudo dependerá da necessidade da cliente, ou seja, da queixa principal.
Entre os benefícios estão o relaxamento e o bem-estar, a melhora da circulação uma vez que aumenta a eliminação de toxinas além de proporcionar modelagem corporal.


 Siga em Frente...

A massagem relaxante é utilizada desde a antiguidade, conhecida por “friccionar até melhorar”, era abordado como um dos principais métodos de alívio de dores, curas e por tranquilizar doentes. Entretanto, essa prática vem se aperfeiçoando a cada dia, através do toque manual ou instrumental através de ferramentas como as velas e as pantalas.
Entendendo que as Terapias integrativas e complementares em saúde são estabelecidas como práticas ou produtos que não tenham vínculos com cuidados médicos convencionais (GNATTA; TURRINI; SILVA, 2016), o contato com as mãos, com as pantalas e as velas visa o bem-estar do indivíduo, aprimorando os efeitos do tratamento, enfatizando que o paciente é um conjunto de corpo, mente e espírito.



 Vamos Exercitar?

Agora que você conheceu a história da massagem com pantalas, da massagem com velas, e a relação com as terapias integrativas, vamos identificar os sistemas fisiológicos que são ativados durante a técnica e os cuidados ao empregá-las:
Sistema Tegumentar (hidratação e nutrição): a cera quente e os óleos essenciais aplicados na pele podem ajudar a melhorar a hidratação, nutrição e elasticidade da pele.
Sistema Muscular (relaxamento muscular): o calor da cera ajuda a aumentar o fluxo sanguíneo para as áreas aplicadas, o que pode facilitar o relaxamento dos músculos. Este efeito ajuda a aliviar tensões, dores musculares e contribui para uma sensação de relaxamento geral.
Sistema Circulatório (incremento muscular): o calor aplicado sobre a pele pode causar dilatação dos vasos sanguíneos, melhorando a circulação sanguínea.
Sistema Nervoso (estímulo sensorial e relaxamento): a combinação de calor, aroma dos óleos essenciais e o toque durante a massagem estimula o sistema nervoso, podendo promover uma sensação de relaxamento e bem-estar. Isso é parcialmente devido à liberação de endorfinas, os hormônios do bem-estar, que podem ajudar a reduzir o estresse e a ansiedade.
Ao trabalhar com a técnica alguns cuidados devem ser tomados, as velas para a Candle Massage possuem propriedades específicas e por isso são as indicadas para a técnica, a temperatura da vela atinge em média 39ºC, proporcionando uma sensação agradável, no entanto manuseá-la corretamente é imprescindível.


 Saiba mais

Para saber mais sobre o assunto, acesse esse trabalho de conclusão de curso: “Aromaterapia e qualidade de vida em pacientes oncológicos: uma revisão bibliográfica”.

SOUZA, M. J. N.  Aromaterapia e qualidade de vida de pacientes oncológicos: uma revisão bibliográfica. 2021. 39 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Farmácia) Universidade de Brasília, Brasília, 2021. 

Leia o capítulo 8 do livro Massoterapia Estética e Relaxante.

SIMÃO, D. et al., Massoterapia Estética e Relaxante. Porto Alegre: SAGAH, 2019.



Massagem com Conchas 

A massagem com conchas tem suas raízes em práticas tradicionais de cura de várias culturas insulares, onde as conchas do mar são valorizadas por suas propriedades energéticas e terapêuticas. 


Na versão moderna, especialmente com as Lava Shells, são utilizadas conchas de tigre ou conchas especialmente fabricadas que podem ser aquecidas. Essas conchas são então usadas para massagear o corpo, pois encaixam nas mãos proporcionando toque agradável.
Essa é uma técnica que utiliza o óleo vegetal como meio de contato para promover o deslizamento. Há um contraste entre a temperatura fria gerada pela textura da concha e o aquecimento gerado pelos seus movimentos, favorecendo o relaxamento do cliente.  Uma forma de aplicação é associar a óleos aquecidos que são colocados dentro da concha e derramados aos poucos e lentamente na região a ser massageada.
Os estudos existentes sobre a termoterapia e massagem corroboram os benefícios do calor e da massagem para o relaxamento muscular, aumento da circulação e alívio do estresse, é uma técnica que oferece uma experiência única de relaxamento e bem-estar. Embora mais pesquisas sejam necessárias para entender completamente seus efeitos, os benefícios relatados, juntamente com a crescente popularidade dessa prática, sugerem que ela pode ser uma adição valiosa às modalidades de terapia de massagem.
As conchas são usadas para realizar movimentos da massagem clássica, como deslizamento, fricção e amassamento, com ênfase especial na aplicação de calor para áreas específicas que requerem atenção. Sua aplicação beneficia o relaxamento muscular, a redução do estresse, a melhora da nutrição, oxigenação e vascularização do tecido. 

Massagem com Bambus

A Bambuterapia ou Bamboo Massage é uma técnica de massagem feita com bambus. Para os chineses antigos, o bambu era sinônimo de força, persistência e leveza. Eles acreditavam que o bambu tinha ligação com a alma e a emoção, e que o espaço vazio entre um nó e outro era tão puro, que quando os anjos vinham à terra, se hospedavam ali. Para tanto, era considerado uma planta sagrada, utilizada apenas em cerimonias de nascimento, morte e casamento.

Esta técnica surgiu na França com o fisioterapeuta Gill Amsallem. O bambu como material terapêutico deve ser o mais liso possível, principalmente na região dos nós para proteção e conforto do cliente. Essas peças devem ser lixadas e envernizadas, além de não conter qualquer tipo de farpa, ranhura ou dano que possa impedir o perfeito deslizamento e machucar o cliente.
Os bambus são parecidos com rolos/varetas que se adaptam aos contornos corporais e podem ser aplicados em todo o corpo. É possível utilizar, ainda, as pontas do bambu, para estimular pontos energéticos e zonas reflexas nos pés e mãos.
As varas de bambu são de diâmetros e tamanhos diferentes, que variam de acordo com a parte do corpo a ser trabalhada, e agem como se fossem o prolongamento dos dedos, possibilitando o alcance de todas as regiões corporais e proporcionando novas sensações para quem recebe a massagem.


 Vamos Exercitar?

Antes de iniciar uma sessão com bambu, devemos proporcionar um ambiente agradável que contribua para o relaxamento, velas, incensos, iluminação são requisitos essenciais.
Quando pensamos na sequência da massagem com bambus temos que ter me mente o local que iremos trabalhar para adequar o tamanho a ser utilizado na região trabalhada. Os movimentos mais usados são o deslizamento superficial e profundo e o amassamento.

imagem sem audiodescrição
Figura 1 | Massagem com bambu.


 Saiba mais

Você já ouviu falar sobre a parábola do bambu? É uma história muito interessante sobre as características da planta que é uma lição de paciência e persistência.
Sugiro a leitura do capítulo “Técnicas Alternativas de Massagem” do livro: 
SIMÃO, D. et al. Massoterapia Estética e Relaxante. Porto Alegre: SAGAH, 2019.
Neste artigo você encontrará informações a respeito dos benefícios da massagem relaxante para o homem da atualidade.
Neste artigo você encontrará informações a respeito da massagem com conchas no alívio dos sintomas de estresse e de dores musculares. 


 Referências

BARROCO, C; TOMBI, C. Terapias Alternativas em Estética. Porto Alegre: Sagah, 2018.

DOI, M. Spas e Terapias Alternativas. Pearson. Londrina, 2013.

GNATTA JR, K. L. F. S.; TURRINI, R. N. T.; SILVA, M. J. P. Aromatherapy and nursing: historical and theoretical conception. Rev. Esc. Enferm. USP. 2016; 50(1): 127-33. Disponível em: http://dx.doi.org/10.1590/S0080-623420160000100017. Acesso em:

 -SIMÃO, D. et al., Massoterapia estética e relaxante. Porto Alegre : SAGAH, 2019.

 -SOUZA, M. J. N. Aromaterapia e qualidade de vida de pacientes oncológicos: uma revisão bibliográfica. 2021. 39 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Farmácia) — Universidade de Brasília, Brasília, 2021.

LIMA, P. T. R. Bases da medicina integrativa. 3. ed. Santana da Parnaíba: Manole, 2023.  Biblioteca Virtual.

MACHADO, M.  et al. Práticas Integrativas e Complementares em Saúde. Porto Alegre, Sagah,2021.

MARIANI, M; GHELMAN, R. Medicina Integrativa na Prática Clínica. Santana de Parnaíba: MANOLE, 2021

MARIANI, M; GHELMAN, R. Técnicas de Massagem Profunda. Santana de Parnaíba: MANOLE, 2021. (Minha Biblioteca).

PEREZ, E; LEVIN, R. Técnicas de Massagem Ocidental e Oriental. São Paulo: Érica, 2014.

ROHDE, C. B. S.; MARIANI, M. M. C.; GHELMAN, R. Medicina integrativa na prática clínica. Santana da Parnaíba: Manole, 2021.

SIMÃO, D. et alMassoterapia estética e relaxante. Porto Alegre: Sagah, 2019.


Nenhum comentário:

Postar um comentário