sexta-feira, 25 de abril de 2025

PSICOLOGIA APLICADA à SAÚDE UNIDADE 1



 


 Falaremos agora sobre os conceitos básicos de psicologia. Esse tema é fundamental na área da saúde, uma vez que o contato com pessoas implica lidar com comportamentos e sentimentos nossos e dos outros. Assim, entender esses conceitos nos auxilia no relacionamento com elas, na vida em geral e no ambiente de trabalho.

A grande ideia da psicologia é trazer conteúdos para facilitar a interação entre as pessoas, melhorando sua qualidade de vida e minimizando possíveis conflitos e, consequentemente, o estresse no trabalho.

Esperamos que você compreenda a importância desse tema e a necessidade de ir além em seu estudo individual para se tornar um profissional de excelência em aspectos psicológicos em ambientes de saúde.

Para nortear nosso estudo, partiremos da seguinte situação-problema: Ana Maria é uma estudante de psicologia que está interessada em entender a evolução da psicologia como ciência e suas implicações na prática atual. Ela quer entender como a psicologia passou de uma filosofia para uma ciência com métodos de investigação específicos e como isso influenciou a prática atual da psicologia.

Como podemos ajudar Ana Maria no seu estudo? Por onde ela precisa começar a pesquisar para poder compreender a evolução da psicologia enquanto área científica do saber?

Então, mãos à obra, afinal, Ana Maria conta com nossa ajuda!

O que é psicologia?

Segundo o dicionário, por definição, psicologia é a ciência que cuida dos estados e processos mentais (sentimentos, pensamentos, razões) e dos comportamentos dos seres humanos, além das interações de cada ser humano no ambiente físico e social (Psicologia, 2022).

Você sabe desde quando essa definição e esse conceito existem?

Antes de a psicologia ser considerada uma ciência, ela era uma filosofia – a forma como os filósofos curiosos tentavam compreender o Homem. Eles buscavam entender o que gerava os sentimentos, como a mente funcionava e como os comportamentos aconteciam. Nessa tentativa, começaram o esboço do que entendemos como psicologia na atualidade (Andery et al., 2012). Na sequência, o homem começa a se interessar por temas mais concretos, preocupando-se com a parte física, biológica e, a partir deste momento, a psicologia passa a se vincular à área da fisiologia.

Todavia, o desenvolvimento da psicologia como categoria científica, com métodos específicos de investigação e com classificações mais claras, começa em 1879, com Wilhelm Wundt, alemão que funda o primeiro instituto de psicologia em Leipzig, na Alemanha (Jacó-Vilela; Ferreira; Portugal, 2005). Ele buscava a ampliação e a divulgação do estudo da mente e, a partir do seu trabalho, começam a surgir outros cientistas, formados por ele, que vão ampliando a psicologia até o momento como a conhecemos hoje.

No início, a psicologia era entendida como exclusivamente subjetiva, sem objetivos diretos e conclusões, e isso a enfraquecia como ciência, pois entendemos que ciência é o pensamento estruturado em padrão de observação, hipótese, análise, conclusão e comunicação do achado. Em um segundo momento, surge a psicologia experimental, que investe em um método de estudo próprio para conhecer a mente humana e que busca, através de experimentos, a base científica necessária para se embasar.

Desde 1879 até hoje, a psicologia já passou por várias transformações e jeitos de entender o ser humano. De lá para cá, ela evoluiu muito e, para se sustentar enquanto ciência, várias teorias foram criadas a fim de dar a sustentação científica necessária para essa nova área. Sendo assim, cada abordagem psicológica buscará, por meio de um ponto de vista próprio, a compreensão do Homem, como cada indivíduo funciona e quais são suas subjetividades dentro de um determinado contexto sociocultural.

As abordagens, ou linhas teóricas, mais clássicas e conhecidas da psicologia são:

  • Psicanálise.
  • Comportamental.
  • Psicologia social.
  • Estruturalismo.
  • Funcionalismo.

Em comum, todas as abordagens buscam entender a complexidade humana e seus comportamentos, e para tal consideram fatores biológicos, psicológicos e socioculturais.

É importante lembrar que a psicologia vive em transformação e que é uma ciência, por isso, segue uma metodologia que precisa ser conhecida e estudada. É fundamental se manter atualizado nos estudos sobre a mente humana e seus desdobramentos para nos desenvolvermos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário